quarta-feira, 2 de março de 2022

MESSODY BENOLIEL * Academia Brasileira de Trova / ABT

MESSODY BENOLIEL

EPITÁFIO ANTECIPADO 

Aqui jaz Messody Ramiro Benoliel 
que muito gozou e foi gozada,
por ser alegre, descontraída, escancarada 
para a vida que tanto a pisou,
não muito menos que aos demais.
Lutou para ter sempre um bom domingo. 
Se começasse de novo, seria capaz 
de continuar buscando, desenfreada: 
A sorte no amor, na família e no bingo. 
(Poema de Messody Benoliel (1933-2022))
&
A DOR DAS RUAS

Messody Benoliel


Trago comigo a dor das ruas.
Ilimitado castigo é o abandono
onde a indiferença faz morada.
Crianças de colo exploradas
por mulheres desalmadas.

Idosos mendigam na porta dos bancos
ou em qualquer lugar.
Nas noite, adolescente drogados,
sem lares, sem diretrizes.

Anda comigo a dor das ruas
da minha cidade.
Até onde irá predominar
esse descaso social, essa verdade,
que nos faz tanto mal ?
*
LUIZ POETA / FACEBOOK

"NOTA DE FALECIMENTO

Morreu no Rio, na manhã desta terça-feira (1º de março), a escritora e poeta Messody Benoliel, aos 88 anos. Ao longo da vida, ganhou cerca de 600 prêmios tanto no âmbito da Literatura quanto no da música. Alguns deles, inclusive, no exterior como a Médaille Vermeil da Academia de Letras, Artes e Ciências de Paris, dada a ela em 2010.

Messody Ramiro Benoliel escreveu livros de poesia, muitos dedicados ao estilo do cordel. Foi presidente e fundadora de entidades culturais como a Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (Apperj)e foi vice-presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, da qual foi também fundadora. Ela foi também membro da Associação Brasileira de Escritores (UBE) e do PEN Clube do Brasil, entre outros grupos. A causa da morte não foi divulgada.

 DIEGO MENDES / PA"

MESSODY BENOLIEL se eternizou Presidente da Academia Brasileira de Trova/ABT.

*

IN MEMORIAM, TRIBUTO DA APPERJ PARA MESSODY BENOLIEL!

É com muito pesar que a Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) presta este tributo para Messody Benoliel, um dos nomes mais representativos de nossa instituição, sendo um expoente da literatura e da música do Brasil.
Messody Ramiro Benoliel nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro de 1933.
Seus pais eram de origem marroquina.
Graduou-se em Direito. Fez os cursos primário e ginasial no Colégio Anglo Americano, e o curso clássico no Colégio Andrews. Em 1952, ingressou na Faculdade de Direito da UFRJ.
Formada em Inglês pela Cultura Inglesa. Estudou Literatura na Oficina Literária do Professor Ivan Cavalcanti Proença.
Trabalhou como advogada e se dedicou à poesia, em diversas modalidades, como o soneto, a trova, cordel, o verso livre e aldravia.
Atuou também como cantora e compositora, tendo sido a primeira aluna de violão do Maestro Rildo Hora.
Lançou diversos CDs, entre os quais “Voz e ilusão”, no qual apresentou letras em cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol.
Reuniu mais de 600 prêmios, sendo laureada no campo das letras e da música, como poeta, cantora e intérprete de marchinhas de carnaval.
Foi Fundadora Presidente de importantes entidades culturais, tais como: Sociedade Literária do Soneto (SOLIS), da APPERJ [Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro], Vice-Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e Vice-Presidente Fundadora da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, Membro Fundadora do INBRASCI (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais),pertencendo também à Academia Brasileira de Literatura, Academia Luso- Brasileira, Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes, Sociedade Literária Eça de Queiroz, Assessora da Presidência da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Membro da União Brasileira de Escritores, do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, do PEN Clube do Brasil, entre muitas outras instituições.
Foi, também, membro da SBPA (Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas) e ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil) - entidades literárias de Mariana/MG.
Foi Fundadora da APPERJ, ao lado de Francisco Igreja e Sérgio Gerônimo, tornando-se a primeira Presidente da APPERJ. Atuou em inúmeras diretorias jurídicas da associação.
Em decorrência da excelência do trabalho literário e musical, foi Detentora da Mèdaille Vermeil da Academia de Letras, Artes e Ciencias de Paris (2010).
É verbete do Dicionário da MPB, de Ricardo Cravo Albin.
Em 2011, recebeu Troféus Cecilia Meireles e Carlos Drummond de Andrade, em Itabira Minas Gerais.
Publicou diversos livros, como “A Solidão Que Ficou”; “À Flor Da Pele”; “Sob Todas as Coisas”; “Identidade em Noite de Coroação”; “In Verbis”, “Faces”; “De olho na Poesia”, “50 poemas escolhidos pelo Autor”, além de várias obras em cordel: “Primórdios da Literatura Cristã”, “Leonardo Motta sua vida e sua obra”, “A Coisa Preta na Casa Branca”, entre outros.
Messody Benoliel faleceu no mês de fevereiro de 2022.
LENDO UM POEMA DE MESSODY BENOLIEL...
IDENTIDADE
Eu sou assim, coberta de incerteza
E paradoxalmente incontrolável,
Sendo portanto, mais do que explicável,
Ser sempre um mar em plena correnteza.
Sou o que sou, devido a natureza
Que não me quer de forma controlável,
Vivendo em ansiedade insustentável
Que me atiça com muita sutileza.
Sou contraste, sou várias numa só,
Sou fêmea, calejada por amar,
Sabendo dar um laço e dar um nó.
Sou outras, não sou nada certamente,
Necessário será me apaixonar
Para ser muitas, de repentemente.
ALGUMAS OPINIÕES SOBRE A POESIA DE MESSODY BENOLIEL OU PEQUENA FORTUNA CRÍTCA SOBRE A ARTISTA
“Messody é uma fiandeira que costura em seu imaginário poético teias que aprisionam realidades, transformando-as em arte; seu “epos” constrói-se na transparência, tudo tecido num laço de metáforas e outras figuras, poucas, mas emblemáticas: “saboreiam silêncios!, “nossos sonhos serão nossos abrigos”, “ressurgiu do pó da minha utopia”. Dizia Vitor Hugo ser o poeta o homem das utopias. “Les pieds ici, les yeux ailleurs.”
Mario Moreyra
“Messody é uma escritora apaixonada. Vive a arte pela arte. Quer na literatura onde flutua com desenvoltura, quer na música onde é também virtuosa, pois é cantora de múltiplos recursos. Seus versos são sonatas que encantam sempre. São acordes que envolvem o leitor e prendem-no pela audição, pela visão em acima de tudo, pela alma.”
Edir Meirelles
Messody é, também, um pouco de irreverência. Enumerar seus feitos acadêmicos seria lugar-comum, portanto não me atrevo a desfolhar este currículo.
Sérgio Gerônimo
Prefiro fugir do clichê para adjetivar Messody de “multiface” na poesia, no ensaio e na canção popular nacional e internacional.
Helena Ferreira
Messody Benoliel batizou este livro com a locução latina “In Verbis”; Motivou-a, não o intuito de ostentar erudição e sim o fato de a expressão tê-la acompanhado sempre nos papéis de sua lavra profissional ao longo da carreira de advogada.
Astrid Cabral
Abordando temas interessantes, sua inspiração supera com palpitantes entremeios de profunda emoção, eivados de lirismo, filosofia ou erotismo, que nos levam a sonhar e pensar na beleza da vida.
Gloria Puppin
Messody Benoliel, furacão poético-vivencial, é uma grande poeta da literatura brasileira.
Pedro Pires Bessa
Na coragem que te ensonha,
Sol maior na vida é o sonho,
tua lírica, Messody,
ah, Messody Benoliel
é dom d´alma que se doa,
é dádiva que voa, Messody,
feito música no céu,
Stella Leonardos
DADOS BIOBLIOGRÁFICOS:
BENOLIEL, Messody. 50 poemas escolhidos pelo autor, Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2009.
BENOLIEL, Messody. In Verbis, Rio de Janeiro: Oficina Editores, 2002.
BENOLIEL, Messody. D olho na Poesia, Rio de Janeiro: Oficina Editores, 2014.
BESSA, Pedro Pires. 65 poetas: Crítica literária poética, Coleção 50 poemas escolhidos pelo autor. Prefácio de Waldir Ribeiro do Val. Apresentação de Marcia Pereira. 1ª edição, Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2014.
Luiz Otávio Oliani
Diretor de Comunicação Social da APPERJ
Jorge Ventura
Presidente da APPERJ
&
ICONOGRAFIA










***

Nenhum comentário:

Postar um comentário