quarta-feira, 9 de março de 2022

1º COLAR DE TROVAS ABT * Academia Brasileira de Trova / ABT

  *1° COLAR DE TROVAS ABT*

TEMA: CERVEJA

*21*


01

 Uma cerveja gelada

me cai bem a qualquer hora.

Me sinto rica e amada

ponho a tristeza pra fora.

Alba Valéria/GO


02

 Ponho a tristeza pra fora

porque a alegria me chama,

e depois só vai embora 

quando acabar nossa Brahma. 

Antonio Francisco Pereira/MG


 03

Quando acabar nossa Brahma

vou pedir uma Devassa

Minha garganta reclama

desse calor que não passa.

Alba Valéria/GO


04

Desse calor que não passa

É com cerveja que alivio

Junto os amigos na Praça 

Só com Zeca Pagodinho

Ngangakukumbi/GO


 05

Só com  Zeca pagodinho

junto a um bom companheiro,

Bebendo cerveja ou vinho

caso me sobre dinheiro.

Alba Valéria/GO


06

Caso me sobre dinheiro,

não tem nada de pirraça,

em tradição de mineiro,

emendo a boa cachaça. 

Antônio de Pádua/Formiga-MG


 07

Emendo a boa cachaça

com gelo, açúcar, limão.

A tristeza logo passa

com muito peixe e pirão.

Alba Valéria/GO


08

*Com muito peixe e pirão*,

por isso eu fico maluco, 

e pra fechar a questão 

acabo tomando suco...

Elias Pescador SP-SP


 09

Acabo tomando suco

se cerveja não tiver,

Mas armada com um trabuco

eu mostro que sou mulher.

Alba Valéria/GO


10

*Eu mostro que sou mulher*,

Diz quem já passou das onze...

- Eu enfrento o que vier...

Diz linda mulher no bronze.

Adriano de A. Azevedo/RJ


11

*Diz linda mulher no bronze*,

mas isso não acho graça 

pinguço ja desde as onze, 

gosto mesmo é de cachaça. 

Madalena Cordeiro-ES.


12

Gosto mesmo é de cachaça. ..

Isso me causa agonia.

Só pra não quebrar vidraça,

Vou atrás da bateria...

Antonio Cabral Filho/RJ


13

*Vou atrás da bateria*

meio bêbado capengando,

de cachaça ou poesia

*eu sigo me embriagando.*

Francisco Ferreira - CMDentro (MG)


 14

Eu sigo me embriagando

para esquecer esse drama

e ela fica me zoando

até eu cair da cama.

Antonio Francisco Pereira/MG


15

Ate eu cair da cama 

Rios terao que rolar

E tudo acabar em lama

Pra verde-e-rosa passar.

Antonio Cabral Filho/RJ


16

*Pra verde-e-rosa passar* 

Lhe chamo para que veja

Na barraca do Osmar:

- Eu quero beber cerveja!

Antonio Cabral Filho/RJ


17

Eu quero beber cerveja 

Com gente que não espalha.

Não quero que você me veja 

Chorando por um canalha.

Madalena Cordeiro/ES.


18

*Chorando por um canalha*

... difícil de acontecer.

Visto até uma mortalha

com cerveja pra beber.

Alba Valéria/Go


 19

Com cerveja pra beber

Eu mato todo rancor,

Vou ate amanhecer

Se fizer muito calor.

Antonio Cabral Filho/RJ


20

Se fizer muito calor

eu juro que viro a mesa.

Um tira gosto com sabor

E um litrão de cerveja.

Alba Valéria/GO


21

E um trilhão de cerveja 

eu chamo a rapaziada. 

vem tomar de onde esteja

Uma cerveja gelada. 

Madalena Cordeiro/ES


*FECHAMENTO*

ate 10h de 04/03

VOTAÇAO de 10 a 18h


A - *E um litrão de cerveja*

B

A

B - *Uma cerveja gelada*



01 - 2 VOTOS

E um trilhão de cerveja 

eu chamo a rapaziada. 

vem tomar de onde esteja

Uma cerveja gelada. 

Madalena Cordeiro/ES


02

E um litrão de cerveja

bebo e não fico aguada.

É ganhar uma peleja 

Uma cerveja gelada.

Alba Valéria/GO


03

*E um litrão de cerveja*

com amigos na pelada.

Eu bebo suco: -reveja...

*uma cerveja gelada.*

Adriano de Alvarenga Azevedo RJ

***

3 comentários:

  1. A cerveja bem gelada
    Só me traz muita alegria
    Por isso repito a dose
    E caio nesta folia

    ResponderExcluir
  2. O tema não era cerveja? Tem trovador que fugiu do tema e fez sobre cachaça, sobre mulher. Tem trova de pé quebrado, trova com rimas erradas (alívio não rima com Pagodinho). Precisava haver uma revisão.

    ResponderExcluir
  3. Verdade. Uma as coisas mais importantes no trovador é a disciplina. Primeiro, seguir as regras da trova; segundo, obedecer ao tema abordado. Sem isso, não produzimos aquilo que realmente seria o objetivo do certame, um colar de TROVAS. Por outro lado, enquanto a pessoa não se educa para isso, não temos um TROVADOR.

    ResponderExcluir