sexta-feira, 29 de julho de 2022

ENTREVISTA ADELGÍCIO RIBEIRO DE PAULA * ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVA/ABT-BRASIL

 ENTREVISTA ADELGÍCIO RIBEIRO DE PAULA

ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVA

 

PERGUNTA 1

De onde você é? Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?

RESPOSTA1
Eu sou nascido no Estado do Paraná, minha família veio para São Paulo no início dos anos 1970, hoje moro no município de Franco da Rocha, Estado de São Paulo. Sempre gostei de ler e escrever por grande curiosidade, comecei a escrever poesias quando estava no primeiro ano do segundo grau.


PERGUNTA 2

Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere?

RESPOSTA 2

Eu li muitas obras tradicionais na adolescência. Durante a faculdade, anos 1980, minha leitura foi especificamente voltada para a minha formação. Depois minhas leituras ficaram mais diversificadas, preferencialmente sobre poesias, história, arqueologia e assuntos relacionados à Bíblia. Com minhas outras formações, mestrado e doutorado em educação, me concentro ainda sobre estes temas. Mas não deixei de fazer poesias. Recentemente comecei a me dedicar à trova e cordel.


PERGUNTA 3

Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las?
RESPOSTA 3

Não costumo fazer um glossário formal e organizado, mas pesquiso as palavras de minha necessidade pela internet, principalmente.


PERGUNTA 4

Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc.

RESPOSTA 4

Sim: Gil Miri, Wedson, Poeta Sabino e Wesley MP


PERGUNTA 5

Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse?

RESPOSTA 5

Sim, eu costumo participar de antologias, dependendo da aderência da temática solicitada. Acho importante este meio para divulgação do meu trabalho. Com certeza eu participaria de uma antologia.


PERGUNTA 6

Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro?

RESPOSTA 6

Este ano, 2022, ingressei na Academia Capixaba de Letras, Artes, Poetas e Trovadores – ACLAPT-CTC, e na Academia Internacional de Literatura Brasileira. E eu gostaria de me tornar membro de outras, se for possível, pois minha intenção é organizar um movimento literário na minha região, que é muito carente nesse setor.


PERGUNTA 7

Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente?

RESPOSTA 7

Entre textos literários e acadêmicos, não tenho ideia de quantos já escrevi nem quanto ao alcance deles. Já escrevo de maneira ininterrupta há cerca de 19 anos. (Mas nunca deixei de escrever poesias!)

PERGUNTA 8

Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso?

RESPOSTA 8

Apenas se for algum tema específico, num determinado prazo razoavelmente curto. A dificuldade é menor se for poesia.


PERGUNTA 9

Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual?
RESPOSTA 9

Apenas participo de concursos literários e antologias.


PERGUNTA 10

Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?

RESPOSTA 10

Prefiro abordar questões sociais, pobreza, desigualdades e vivências cotidianas de forma alegórica, normalmente romanceadas.

 

PERGUNTA 11

Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)

RESPOSTA 11

Comecei com desenho, na infância, na adolescência acrescentei a escultura, nesse entremeio iniciei com a poesia, pintei quadros na fase adulta. Mas tudo para mim era pura diversão, guardei pouco desses trabalhos, com exceção da literatura. Sempre que possível eu participo de saraus, conversas, museus, teatros, etc.

 

PERGUNTA 12

Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo?

RESPOSTA 12

Como professor, eu penso a nível local, primeiramente, com três objetivos: influenciar os jovens para a leitura e posterior escrita autoral, influenciar outros professores para a leitura e escrita autoral, deixar um legado para estes públicos.


PERGUNTA 13

Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade?
RESPOSTA 13

No início deste ano, uma pesquisa mostrou que o nível de leitura da população brasileira, geral, era muito baixo, sendo que o menor índice estava justamente entre os professores (estes, quando leem, é sobre autoajuda ou algum best seller do momento). Tudo aponta que a preferência do brasileiro é por leitura rápida, digital e superficial.


PERGUNTA 14

Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?

RESPOSTA 14

Sim, mas não é mais na FBN, agora é na Câmara Brasileira do Livro (CBL). Acho isso importante para proteger a propriedade intelectual numa época em que as falsificações se alastram em todas as áreas com o avanço das mídias digitais.


PERGUNTA 15

Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade?
RESPOSTA 15

Tenho livros solos nas áreas acadêmica e literária. Não consigo vender.


PERGUNTA 16

Já conhecia a ACADEMIA BRASILEIRA DE TROVA?

RESPOSTA 16

Fiquei conhecendo agora. Eu não conhecia nem a trova, só tinha ouvido falar. Aprendi e comecei a fazer trovas este ano.




PERGUNTA 17

Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby?

RESPOSTA 17

Para mim a literatura é por um grande amor à palavra, à escrita, e um “delicioso hobby”, com certeza. Uma estratégia para alcançar as pessoas.

PERGUNTA 18

Você trabalha(ou) fora da literatura?

RESPOSTA 18

Sou professor de Educação Física nas redes estadual e municipal de São Paulo. Como estou em situação de readaptação funcional. Trabalho na biblioteca (Sala de Leitura) da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário